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Tardes 
de Matemática realizadas no ano lectivo 2002/2003 
    
Tardes 
de Matemática realizadas no ano lectivo 2003/2004 
    
    
    Tardes disponíveis  
a realizar no ano lectivo 2003/2004: 
    As 
tardes de Matemática terão lugar nas escolas interessadas, ficando as despesas 
de deslocação a cargo destas.
 Se alguma escola estiver 
interessada em algum tema que não esteja focado na tabela anterior,pode 
contactar a SPM-Centro e serão feitos os possíveis no sentido de encontrar um 
orador
 disponível para apresentar uma sessão sobre o tema pretendido.
   Contactos:  Topo da página   Tardes de Matemática nas Escolas Dep. Matemática – 
Escola Superior de Tecnologia de Viseu Título:  Geometria 
utilizando Materiais ManipuláveisResumo:
 No ensino da matemática, a 
natureza das actividades propostas na sala de aula é uma questão muito 
importante. Estudos feitos garantem que os alunos que utilizam materiais 
manipuláveis, têm melhores resultados na construção dos conceitos.
 Segundo vários autores, a 
manipulação de materiais permite aos alunos passarem de um período concreto para 
um de maior abstracção matemática, levando ao desenvolvimento de conceitos 
matemáticos. Sendo assim, a aprendizagem matemática deve ser um processo activo.
 A utilização de materiais, por 
si só, não implica uma aprendizagem muito significativa. No entanto, através da 
manipulação dos materiais, poder-se-á constatar que é possível investigar 
propriedades, descobrir relações, classificar figuras, etc...
 Nesta sessão serão propostas, 
aos alunos, algumas actividades a ser realizadas com a ajuda de materiais, tais 
como cubos e triângulos vários. De acordo com o nível de ensino, conceitos como 
os de área, perímetro, volume, razão de semelhança, entre outros, podem ser 
explorados.
 Objectivos: Pretende-se que os alunos apreendam 
alguns conceitos de geometria com a ajuda de materiais manipuláveis.
 
 
 
Título: 
Construção de fractais 
com papel e tesoura   
Resumo: 
O leque de actividades que escolhemos tem por 
objectivo partilhar com os alunos do 2º e 3º ciclos o prazer e o gosto pela 
Matemática. Estas actividades constituem desafios, criando momentos de 
descoberta e de envolvimento na elaboração de conjecturas, confrontando o aluno 
com uma nova geometria: a Geometria Fractal. 
 
  
Título: À descoberta dos fractais
 
Resumo:     
Nuvens não são esferas, montanhas não são cones, linhas costeiras não são 
círculos e nem o relâmpago se propaga em linha recta.  
E, assim nasceu uma nova geometria, estranha e maravilhosa, cujas formas são 
irregulares, quebradas, retorcidas: a geometria fractal.  
Esta sessão tem por objectivo confrontar os alunos com os objectos fractais, 
estudando as sucessões dos seus perímetros, áreas e volumes.  
Estas actividades destinam-se a alunos dos 11º e 12ºanos de escolaridade. 
 Título:
 
Algumas Aplicações de Problemas de Optimização CombinatóriaResumo:
 Nesta sessão serão abordados 
alguns modelos matemáticos de optimização combinatória que podem ser formulados 
em termos de programação linear inteira. Estes modelos consistem na minimização 
ou maximização de uma função linear satisfazendo um conjunto de restrições 
lineares, equações ou inequações. Na resolução das várias aplicações foi usado o 
software LINDO, que é vocacionado para a resolução de problemas de programação 
matemática.
 Nota: A instituição que 
requerer esta sessão deve indicar o seu contacto electrónico (email) para onde 
deve ser enviado o material (em formato pdf) para posteriormente ser fotocopiado 
e entregue a cada participante no inicio de cada sessão. 
 Título: 
É fácil, é barato e ... Quais são as chances de dar 
milhões?Resumo:
 Vamos “brincar” com o cálculo 
de probabilidades e tentar saber quais são as chances de ganhar um prémio no 
totoloto. No final seremos capazes de responder à pergunta: Quanto teríamos de 
gastar para termos a certeza de ganhar o 1º prémio?
 
 Título:
 
Um jogo – Uma questão: Trocar ou não trocar?Resumo:
 Vamos 
apresentar e discutir um problema interessante onde se coloca a questão de 
escolha entre trocar ou não trocar. Este problema está relacionado com um jogo 
de um concurso televisivo conhecido por Jogo do Carro e dos Bodes ou por Jogo 
das Três Portas. No referido jogo, o jogador tem à sua frente três portas 
fechadas e sabe que por trás de uma das portas está um carro, enquanto que por 
trás das restantes duas portas está um bode em cada uma. O jogador escolhe uma 
porta tendo o direito de ficar com o que se encontra por de trás desta. 
Obviamente, o jogador pretende ganhar o carro e não um bode. Agora suponhamos 
que a porta escolhida pelo jogador não é aberta imediatamente. Em vez disso, é 
aberta uma das outras portas, que revela um bode, e dá-se a oportunidade ao 
jogador de trocar a porta por ele escolhida pela outra que ainda se encontra 
fechada. Qual das duas estratégias, trocar ou não trocar, dá ao jogador mais 
chances de ganhar o carro? A resposta a esta questão gerou uma grande 
controvérsia aqui há uns anos atrás, pois para uns as chances de ganhar o carro 
são as mesmas quer o jogador opte por trocar de porta ou não, para outros as 
chances não são as mesmas, sendo a estratégia mais favorável ao jogador a de 
trocar de porta, com 2/3 de probabilidade de ganhar o carro. Iremos ver que a 
resposta a esta questão depende da clarificação de determinados pressupostos 
relativos às regras do jogo.
 
 
Título:
Uma introdução à Teoria de Jogos.Resumo:
 A teoria de jogos é um saco de 
ferramentas matemáticas concebido para ajudar a entender os fenómenos que se 
observam quando são tomadas decisões que interagem entre si. A base desta teoria 
é que os decisores procuram objectivos exógenos bem definidos (são racionais) e 
têm em conta o seu conhecimento ou expectativas sobre o comportamento dos outros 
decisores (agem estrategicamente). A teoria de jogos usa matemática para 
expressar as suas ideias formalmente. Não sendo as ideias teóricas do jogo 
inteiramente matemáticas, a formulação matemática torna mais fácil definir os 
conceitos com mais rigor, verificar a consistência das ideias, e explorar as 
implicações dos resultados. Consequentemente, os conceitos e resultados são 
precisos, interpostos com motivações e interpretações dos conceitos pois, o uso 
dos modelos matemáticos cria independência entre os interesses matematicamente 
formalizados.
 Objectivo: Entender os 
modelos da teoria de jogos no âmbito da matemática e obter resultados na 
classificação, formalização e solução de situações vividas no mundo da empresa e 
das relações humanas.   Tardes de Matemática nas Escolas Dep. Matemática – 
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra   Título:  Histórias do 
arco-da-velhaResumo:
 Usaremos o princípio do tempo 
mínimo de Fermat para o caminho percorrido pela luz para derivar as leis da 
reflexão e da refracção. Posteriormente analisaremos a passagem da luz por uma 
gota de água para explicar qualitativamente o fenómeno do arco-íris.
 
 Título:  As pontes de 
KönigsbergResumo:
 A cidade de Königsberg é 
banhada pelo rio Pregel que, ao atravessar a cidade se ramifica formando uma 
ilha (Kneiphof) que está ligada à restante parte da cidade por sete pontes. 
Dizia-se que os habitantes da cidade, nos dias soalheiros de descanso, tentavam 
efectuar um percurso que os obrigasse a passar por todas as pontes, mas apenas 
uma vez em cada uma. Como as suas tentativas foram sempre falhadas, muitos deles 
acreditavam que não era possível encontrar tal percurso. Será que tinham razão? 
(ver o texto, versão teórica e alargada, da comunicação em
http://www.mat.uc.pt/~alma/escolas/pontes/. Eu faço isto de forma 
muito mais simples).
 
 Título:  Alice do outro lado do 
espelhoResumo:
 A teoria da relatividade tem quase 
cem anos mas ainda não nos habituamos a ela. Cerca de um século não foi 
suficiente para alterar os hábitos do nosso pensamento. Durante bastantes anos 
muitas pessoas viram a teoria como um conto de fadas dos filósofos; outros 
viram-na como uma espécie de abstracção sem sentido em que os matemáticos 
gastavam o seu tempo. Mais tarde começamo-nos a aperceber que as ideias 
complicadas do trabalho de Einstein tinham consequências. Este facto fez com que 
aumentasse o nosso respeito pela teoria sem, no entanto, nos ajudar a 
percebê-la.
 Neste trabalho pretende-se 
fazer um percurso pela teoria da relatividade usando conceitos matemáticos muito 
simples (semelhança de triângulos, teorema de Pitágoras, etc.). 
 Título:  Reflexões (da Lua) em 
Águas OnduladasResumo:
 Consideremos um lago muito grande no qual, numa certa noite calma, se reflecte 
  a lua. Porquê é que vemos, enquanto ela estiver baixa, uma fita amarela que se 
  estende até ao horizonte? Enquanto, se estiver mais alta, veremos apenas uma 
  fita curta?
 
 
    Título: Dissecação de 
polígonos em triângulos com áreas iguaisResumo:
 É fácil dividir uma quadrado em 
dois triângulos com áreas iguais, para tal bastando a sua bissecção por uma das 
diagonais. De um modo geral, podemos dividir um quadrado num qualquer número par 
2n de triângulos com áreas iguais: dividimos uma das diagonais em n 
segmentos de igual comprimento e depois unimos as extremidades desses segmentos 
às extremidades da outra diagonal. Surge assim naturalmente a seguinte questão: 
é possível dividir um quadrado num número ímpar de triângulos com áreas iguais? 
Este problema foi resolvido em 1970 por Paul Monsky. Nesta palestra vamos 
apresentar a abordagem de Monsky. A partir dela, faremos depois uma digressão 
sobre o problema da dissecação em triângulos da áreas iguais de outros polígonos 
além do quadrado.
 
 Título:  
Experimentando com Matemática: Geometria Resumo:
 Euclides nao tinha nas suas aulas em 
Alexandria a abundancia de papel que nos temos. Vamos mostrar como dar solucao a 
alguns problemas fundamentais de Matematica, por simples dobragem e recortes de 
folhas de papel.
 
 Título:  Experimentando 
com Matemática: TomografiaResumo:
 Explicar os rudimentos de um dos métodos que se utilizam para fazer as 
tomografias axiais computadorizadas (TAC).
 
 Título:  Experimentando 
com Matemática: Sucessões recorrentes Resumo:
 O tema das "Sucessões 
Recorrentes'' é próximo ao curso escolar sobre progressões aritméticas e 
geométricas. Como exemplos de processos descritos por sucessões recorrentes 
temos também, as somas das potências de expoente natural k, de 
n números naturais ou os coeficientes, escritos por ordem crescente 
das potências de x, do polinómio cociente de dois polinómios cujo 
grau do numerador é menor do que o do denominador.
 Neste tema clássico da Matemática realizaram importantes contribuições, De 
Moivre, Daniel Bernoulli, Euler, Poincaré, Chebychev e Markov. Infelizmente, 
este tema tem vindo a ser progressivamente esquecido, ao ponto de quase não ser 
falado tanto no Ensino Secundário como no Universitário.
 O objectivo vai ser o de expor esta teoria de forma que não exija conhecimentos 
especiais prévios por parte da audiência. Apresentamos exemplos, extraídos de 
provas de Olimpíadas de Matemática Nacionais e Internacionais, onde o prévio 
conhecimento deste tema se reveste de grande utilidade.
 
 Título: Historias 
da Matemática: O diabo dos númerosResumo:
 Com alguma frequência nos 
preocupamos com a resolução de problemas. No entanto, alguns dos problemas mais 
interessantes de Matemática não têm solução. Propomo-nos falar sobre alguns 
destes problemas e de algumas teorias matemáticas que se desenvolveram  volta 
deles.
 
 
 Título: Projecto 
DelfosResumo:
 Convite ao enriquecimento dos 
conhecimentos em temas de Matematica Elementar, por forma a motivar, desenvolver 
e potenciar o gosto pela Matematica em Portugal.
 
 Título:  Rumo à 
sociedade da informação geográficaResumo:
 Recorre-se nesta apresentação a conceitos 
simples, do ponto de vista matemático, para elucidar a audiência sobre o papel 
do Engenheiro Geógrafo na aquisição e tratamento do crescente volume de 
informação geo-referenciada necessários para alicerçar os modernos sistemas de 
planeamento e desenvolvimento integrados.
 
 Título:  Paradoxos 
clássicos na Teoria das ProbabilidadesResumo:
 Nesta exposição descrevem-se 
alguns paradoxos associados às origens do Cálculo das Probabilidades.
 
 Título:  O Princípio da Gaiola 
de PombosResumo:
 O Princípio da Gaiola de Pombos 
é um princípio de contagem de enunciado muito simples. O enunciado deste 
Princípio e' o seguinte: Se tivermos n+1 pombos a distribuir por n gaiolas, pelo 
menos uma das gaiolas ficará com 2 ou mais pombos. Podem deduzir-se algumas 
consequências interessantes deste Princípio, tais como:
 -- Em Lisboa existem pelo menos 
2 pessoas com o mesmo número de cabelos.-- Numa festa de aniversário existem pelo menos duas pessoas que têm na festa o 
mesmo número de amigos.
 
     Tardes de Matemática nas Escolas Área 
Interdepartamental de Matemática – Escola Superior de Tecnologia  de Tomar   Título: 
Zero-Zero-Primos: Licença para Codificar Resumo:
 Durante muito tempo, o 
estudo dos números primos foi encarado como um jogo intelectual, desprovido de 
qualquer utilização prática. Actualmente, os números primos desempenham um papel 
fundamental em alguns dos mais diversos ramos da Ciência, tais como a Matemática 
(em Teoria de Números, Geometria e Teoria de Grupos, por exemplo) e também a 
Criptografia, nos sistemas de codificação e descodificação de mensagens 
(utilizados nomeadamente para fins militares, diplomáticos ou de espionagem). 
Esta apresentação toma os números primos (e algumas das propriedades, questões e 
dificuldades associadas a estes números ) como ponto de partida e irá 
debruçar-se, essencialmente, na aplicação da factorização destes números à 
Criptografia, através do célebre sistema de codificação R.S.A.
 
 Título:  A matemática e o realResumo:
 Torna-se por vezes necessário 
descrever, em termos matemáticos, o comportamento de alguns sistemas, ou 
fenómenos da vida real, quer sejam físicos, sociológicos ou mesmo económicos.
 A descrição matemática de um 
sistema ou fenómeno, é chamada de modelo matemático e este é construído com 
alguns objectivos em vista.
 A apresentação irá 
debruçar-se, essencialmente, na construção de modelos matemáticos, representados 
por equações diferenciais. Uma equação diferencial é uma equação que relaciona 
uma ou mais funções desconhecidas, com uma ou mais das suas derivadas.
 Irão ser apresentados exemplos 
muito simples, para que se perceba como alguns modelos são usados para 
desenvolver a intuição para a informação física que estes contêm.
 
 Título: Números Complexos, 
Trigonometria e Aplicações Resumo:
 A Trigonometria e os Números 
Complexos são das noções estudadas ao nível do Ensino Secundário que mais 
aplicações e mais interesse têm em problemas de várias áreas da Ciência e da 
Tecnologia. Nesta apresentação tomamos as funções trigonométricas e os números 
complexos como ponto de partida para a discussão de algumas aplicações 
concretas, como por exemplo a análise de Sistemas Oscilatórios.
 
 Título:
Análise Estatística de Dados Reais: O Desemprego de Activos 
QualificadosResumo:
 É nosso objectivo apresentar alguns 
resultados estatísticos obtidos na análise a dados reais, mostrando, sempre que 
considerarmos oportuno, como se realizou o tratamento dos dados, usando o 
package estatístico SPSS. Procuraremos, assim, apresentar algumas das 
potencialidades do referido software, sem esquecer de alertar para certos 
cuidados a ter na sua utilização. Com base em informações disponibilizadas por 
formandos, com qualificações de nível superior, inscritos nos Centros de Emprego 
de três cidades de uma zona do nosso País, os quais frequentaram acções de 
Formação para activosQualificados Desempregados - FORDESQ, foi possível efectuar 
algumas
 análises estatísticas muito elementares. As variáveis analisadas foram: idade, 
sexo, curso que possuem, Instituição onde foi obtido e nível de habilitações 
literárias. Importa referir que o estudo realizado situa-se, essencialmente, ao 
nível da Estatística Descritiva. Não obstante, para além da confirmação de 
alguns resultados, foi ainda possível retirar algumas ilações que consideramos
 interessantes.
 
 Título: Tão fácil 
e tão difícil: O problema do caixeiro viajanteResumo:
 A sua aparente simplicidade poderá levar a pensar-se nele 
como uma mera curiosidade, porém, este é um problema de grande importância. Com 
uma história longa, o problema atraiu investigadores dos mais diversos campos do 
saber e ainda aparece com frequência na produção científica actual. Por 
curiosidade ou interesse profissional propõe-se que o venha conhecer ou rever.
 
 Título: Matemática e a BolsaResumo:
 Pretende esta apresentação abordar alguns conceitos simples 
da matemática e a sua aplicação nos movimentos aleatórios ocorridos nos 
mercados. Entre os conceitos a abordar, teremos a interpolação polinomial, 
tentando desta forma obter uma aproximação ao comportamento do activo em causa 
através de uma função polinomial. O declive dessa mesma curva pode ser 
interpretado como a velocidade desse movimento, e assim tentar perceber quando a 
velocidade desse movimento está a aumentar/diminuir. O conhecimento de extremos 
relativos é importante para a definição do fenómeno de "tendência dos mercados", 
e será também abordado.
 
 Título: Curvas que se 
encontram com pontosResumo:
 A partir de uma função ou 
de um conjunto finito de dados, podem ser construídas funções com determinadas 
características, que se "ajustam" a esses dados. Através dessas funções obtêm-se 
estimativas para valores intermédios compreendidos entre os pontos conhecidos. O 
objectivo desta apresentação será descrever alguns métodos numéricos que 
permitem obter as curvas referidas acima e também, apresentar aplicações desta 
técnica à resolução de alguns problemas de engenharia.
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