Objetivos / Competências
• Reconhecer e explicar o papel determinante da comunicação no sistema social;
• Identificar estratégias de eficácia na comunicação oral e escrita;
• Perspetivar as Organizações como sistemas sociais;
• Compreender os principais fatores e dinâmicas que influenciam o comportamento e o sucesso das Organizações;
• Identificar as variáveis psicossociais que influenciam os indivíduos no contexto de trabalho;
• Avaliar o papel da Liderança nas Organizações;
• Identificar diferentes tipos de conflito em contexto laboral, bem como comportamentos eficazes na gestão de conflitos.
• Participar em processos de decisão por consenso.
• Desenvolver aptidões de criatividade e inovação.
• Recolher, selecionar e interpretar informação no âmbito das Ciências Sociais e do Comportamento.
• Elaborar relatórios, realizar pesquisas bibliográficas, trabalhos em grupo e apresentações orais.
Conteúdos programáticos resumidos
1. Comunicação e relações humanas.
1.1. Conceitos básicos, contextos, intervenientes e características.
1.2. Processo comunicativo (elementos do processo comunicativo, barreiras à comunicação).
1.3. Tipos e instrumentos de comunicação.
1.4. Comunicação e adequação discursiva.
2. Comunicação organizacional.
3. Os processos de tomada de decisão e liderança.
4. Motivação e satisfação no trabalho.
5. Gestão e negociação de conflitos.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Nas aulas, recorrer-se-á à exposição oral aliada a exemplos ilustrativos concretos, em particular do meio empresarial nacional e, se possível, regional. O desenvolvimento de alguns dos temas favorece ainda a aplicação mista da exposição e do método interrogativo, bem como simulações, jogos e outros exercícios como forma de "construir" em conjunto as conclusões. Além disso, a participação dos alunos é ainda assegurada através de apresentações individuais e/ou em grupo de diversos tópicos da UC, os quais pressupõem alguma pesquisa e a sua experiência profissional (se aplicável). Este tipo de intervenção constitui uma das componentes do sistema de avaliação contínua. 1. Teste Escrito - 50% 2. Exploração e apresentação de tema - 20%, 3. com entrega da componente escrita - 20% e 4. trabalhos realizados em aula - 10%. Para se poderem submeter a Avaliação Contínua, os alunos terão de frequentar, no mínimo, 75% das aulas lecionadas. Em avaliação por recurso, o exame terá um peso de 100%.
Bibliografia resumida
Caetano, A. & Vala, J. (2007). Gestão de Recursos Humanos: contextos, processos e técnicas (3ª ed.). Lisboa: RH Editora.
Cunha, M., Marques, C., Gomes, J, Cabral Cardoso, C., Rego, A., Cunha, R. (2010). Manual de gestão de pessoas e do capital humano. Lisboa: Ed. Sílabo.
Dalton, M., Hoyle, D. & Watts, M. (2011). Human Relations (4th ed.). Cincinnati: OH, South-Western
Estanqueiro, A. (2005). Saber Lidar com Pessoas: Princípios da Comunicação Interpessoal. Lisboa: Ed. Presença.
Fachada, M. (2010). Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Ed. Sílabo.
Ferreira, J., Neves, J., & Caetano, A. (2011). Manual de psicossociologia das organizações. Lisboa: Escolar Editora.
Peretti, J. (2007). Recursos Humanos. Lisboa: Edições Sílabo.
Neves, J. (2000). Clima Organizacional, Cultura Organizacional e Gestão de Recursos Humanos, Lisboa: RH Edit.
Neves, J., Garrido, M., & Simões, E. (2008). Manual de competências, pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Ed. Sílabo.