Objetivos / Competências
Pretende-se desenvolver no aluno capacidade de raciocínio lógico, cálculo e análise, dotá-lo de instrumentos que garantam a formulação e resolução de problemas colocados quer em situações diárias quer no âmbito das diferentes unidades curriculares; competências para tomar decisões de forma a ser induzido a pensar primeiro para realizar da melhor forma todas as operações necessárias; a aptidão para desenvolver a aprendizagem autodirigida sendo capaz de identificar, organizar, tratar e analisar a informação; a aptidão numérica e utilização de ferramentas de cálculo que permitam analisar dados, interpretar e extrapolar, com desenvolvimento de raciocínios lógico-matemáticos.
Neste sentido, pretende-se que o aluno domine as ideias fundamentais e estruturas básicas utilizando as técnicas de cálculo na resolução de problemas concretos. Pretende-se assim, construir uma ponte que facilite ao aluno o acesso, quer ao mercado de trabalho, quer à continuação de estudos científicos.
Conteúdos programáticos resumidos
1. Equações diferenciais.
2. Séries numéricas e de funções
3. Análise vetorial.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
As aulas teóricas são expositivas, e os conteúdos são motivados e apresentados, sempre que possível, através de aplicações concretas, incentivando a participação dos alunos na discussão dos temas.
Nas aulas práticas, pretende consolidar-se os conhecimentos pelo que são apresentados e resolvidos exercícios de aplicação de acordo com os objetivos de cada aula. Exige-se dos alunos uma atitude crítica, tendo em vista o desenvolvimento da sua autonomia.
A avaliação pode ser realizada através de avaliação contínua, frequência ou exame de época de recurso. Os alunos podem realizar melhoria de classificação na prova do exame da época de recurso.
O aluno que obtenha uma classificação superior a 16 valores, deverá defender a sua classificação numa prova complementar, caso contrário ficará com classificação final de 16 valores. Para estes alunos, a classificação final é o máximo entre 16 e a média aritmética entre a classificação obtida na prova escrita e a classificação da prova complementar.
Bibliografia resumida
Breda, Ana e Costa, Joana. Cálculo com Funções de Várias Variáveis. Editora McGraw Hill. 1996. [cota: 517 BRE]
Stewart, James. Cálculo – Volume I, Volume II. 5ª Edição, Editora Thomson Pioneira. 2009. [cota: 517 STE]
Larson Hostetler, Edwards. Cálculo – Volume I, Volume II. 8ª Edição, Editora McGraw Hill, São Paulo. 2006. [cota: 517 LAR]
Agostinho, Cecília; Nascimento, Márcio; Peixoto, Cristina; Seabra, Ana. Análise Matemática II, Apontamentos Teóricos e exercícios práticos. 2014/2015. [Disponível na plataforma online da ESTGV].